Nesta semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a criação do Programa BNDES Fornecedores SUS, com orçamento de R$ 500 milhões para financiar o fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) de equipamentos e materiais de saúde produzidos no país. Esta é uma medida que fortalece a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Ceis), lançada pelo Governo Federal no ano passado, cujo objetivo é reduzir a dependência do Brasil de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde estrangeiros.
O segmento da Saúde é um setor estratégico para o crescimento do complexo industrial do Brasil. A indústria de equipamentos e materiais para saúde é caracterizada pela grande diversidade de segmentos de atuação, com grande heterogeneidade, dado que envolve desde bens de capital de alta complexidade como equipamentos de diagnóstico por imagem e robôs cirúrgicos até materiais de consumo médico-hospitalares como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), seringas e agulhas.
Esses esforços também são relevantes para assegurar a universalização do SUS e garantir o acesso da população aos serviços públicos de saúde. O programa incorpora características específicas para o atendimento e acesso deste público, dentre as quais a simplificação do processo de análise e a redução do valor mínimo do crédito para R$ 10 milhões.
* Leia a matéria completa no site do Ministério da Saúde.