imunização

Projeto determina que o Ministério da Saúde defina quais vacinas são obrigatórias no País

Norma ministerial pode mitigar dúvidas e fortalecer programa de imunização; a Câmara dos Deputados analisa a proposta

vacinas
Projeto de Lei estuda tornar vacinas obrigatórias pelo Ministério da Saúde – Crédito: Reprodução/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 776/24 determina que o Ministério da Saúde defina, por meio de portaria, quais as vacinas são obrigatórias no Brasil. O texto, em análise na Câmara dos Deputados, insere a regra na Lei de Vigilância Epidemiológica.

Publicidade

O projeto também altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para tornar obrigatória a vacinação de crianças conforme as determinações do Ministério de Saúde. Hoje, a responsabilidade cabe a autoridades sanitárias.

Segundo a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), autora da proposta, a legislação atual não aborda como as vacinas são incluídas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) ou quais os critérios para serem classificadas como obrigatórias.

“Para garantir a eficácia e a aplicação uniforme das vacinas em todo o País, é crucial estabelecer e harmonizar a forma pela qual esses imunizantes serão incluídos e classificados como obrigatórios no PNI”, explica a deputada.

Próximos passos

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Publicidade

***Matéria originalmente publicada por Agência Câmara de Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.