Aos 15 anos a influencer, Isabel Veloso foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin, um câncer agressivo. Hoje, aos 17 anos, em estado terminal, compartilha sua jornada em suas redes sociais.
O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia. Entretanto, enquanto a leucemia tem origem na medula óssea, o linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios linfáticos, que é parte tanto do sistema circulatório, como do sistema imune. Há dois tipos de linfomas: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 3.530 novos casos de linfoma de Hodgkin devem ser diagnosticados este ano, sendo 1.480 em homens e 1.050 em mulheres.
Tratamento
Em entrevista para Viva Bem, do Uol, a jovem contou que o “diagnóstico foi definido como linfoma de Hodgkin, com subtipo inclassificável. Os exames de imagem mostraram um tumor de 17 centímetros pegando parte do coração e pulmão. Era uma massa enorme”.
Ela também disse que o tratamento começou com boa resposta. Fez quimioterapia, que reduziu o tumor, mas a doença era muito agressiva. Com isso, fez mais um ciclo de quimioterapia e tomou uma medicação (imunoterapia), que conseguiu na Justiça.
Depois, a encaminharam para fazer o transplante de medula óssea, que foi um sucesso. Os exames mostraram que a medicação estava funcionando e praticamente a curou.
Porém, três meses depois, a doença voltou de forma mais agressiva. Ainda para o Uol, ela contou: “Quando finalizei o tratamento, em setembro de 2023, senti um caroço no pescoço. Mesmo antes de ir à consulta e receber o resultado do exame, em janeiro deste ano, já sabia que o câncer tinha voltado. Era um caroço enorme, que não parava de crescer. Já tinha avisado minha família e meu noivo que não faria mais tratamentos caso o câncer voltasse. Estava muito cansada”.
@isabelvelosoo #anosatrás ♬ som original – zabéu
Após a última consulta, os medicamentos foram suspensos e Isabel foi encaminhada para cuidados paliativos (práticas para o bem-estar de pacientes com doenças em estágio avançado).
Isabel compartilha laudo e desabafa
De acordo com Isabel, os exames apresentaram um tumor de 17 centímetros que pega parte do coração e pulmão. Recentemente, ela contou para seus 1,6 milhão de fãs no Instagram que fez uma tomografia e a doença estava estabilizada.
“Fui fazer uma tomografia e estou bem feliz com o resultado, mostrou que o tumor está estabilizado no crescimento, ainda está pequeno, Graças a Deus, está dando tudo certo, quem sabe fico mais tempo por aqui. Estou muito feliz com isso. Queria agradecer vocês por cada mensagem de carinho que recebi antes de realizar a tomografia”, disse.
Todavia, muitos internautas duvidaram da história da jovem. Após ser atacada constantemente em suas redes sociais ela resolveu se manifestar e compartilhou na madrugada desta segunda-feira (8) o laudo médico.
“Pra quem tanto duvidou, e inclusive fizeram recortes de vídeos onde eu falava que estava bem, pra ganhar like e seguidor em cima. O laudo que tanto pediram está aqui”, disse.
Ver essa foto no Instagram
No documento compartilhado, os especialistas atestaram “Linfoma de Hodgkin sem resposta ao tratamento quimioterápico”. O texto ainda relatou que a paciente está “em cuidados paliativos exclusivos” para focar em controlar e aliviar os sintomas.
Realização de um sonho
Em 2023, Isabel se formou no ensino médio e passou na faculdade para fazer Psicologia. Ela compartilha em suas redes sociais que, atualmente, seu maior desejo é viver e aproveitar ao máximo.
Um dos primeiros itens da lista é se casar. No dia 1º de março, a jovem contou que recebeu uma previsão dos médicos e se declarou para o noivo Lucas nas redes sociais. “Dessa vez, o câncer conseguiu. Apenas desejo que esses próximos e últimos 6 meses sejam os mais felizes e mais sinceros dos nossos corações. Meu amor, hoje eu entendo que não vim ao mundo para ser curada, mas para curar”, disse.
O casamento civil já está marcado para o dia 13 de abril e, no dia 22, será a festa.
Ver essa foto no Instagram
* Sob supervisão de Lilian Coelho