O Ministério da Saúde, após reunião com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), decidiu que os estados e municípios que apresentam estoque de vacinas contra a dengue, com data de validade de 30 de abril, ampliem a faixa etária da aplicação. Com a nova medida, crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos poderão tomar o imunizante.
Caso os municípios permaneçam com baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas ao público especificado na bula da vacina da dengue (atenuada), que vai dos 4 aos 59 anos. Essa medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante. O país sofre com uma baixa taxa de adesão, com apenas 30% do público-alvo completando o esquema vacinal.
Aqueles que forem contemplados por meio deste plano de ação terão a segunda dose garantida. “Precisamos lembrar que essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril. Ou seja, as cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, pontua Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).
💉VACINA DA DENGUE: a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, deu detalhamento da estratégia temporária para aplicação das vacinas próximas ao vencimento hoje, durante coletiva de imprensa. #dengue #vacinadadengue #vacinas
— Ministério da Saúde 🩵 (@minsaude) April 18, 2024
Quais estados adotaram a ampliação?
Nove estados, mais o Distrito Federal, seguirão as orientações do Ministério da Saúde. São eles Acre. Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo. A exceção em São Paulo é a capital, que, segundo a prefeitura, tem apenas 720 doses com validade até 30 de abril.
Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina informaram que não farão parte da campanha, pois possuem lotes com vacinas válidas até junho ou julho. Ceará, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe ainda não receberam nenhuma dose.
Casos de dengue no Brasil
Segundo dados do Ministério da Saúde, o país já registrou 3.289.639 casos prováveis de dengue e 1.385 óbitos pela doença no ano de 2024. As mortes podem subir ainda, dado o fato que 1.955 estão sob investigação para determinar alguma ligação com a doença.
O estado com mais casos prováveis da doença é Minas Gerais, com 1.027.733. Na sequência aparecem São Paulo, com 706.682, e Paraná, com 337.941. As mulheres são ligeiramente mais propensas a contraírem a enfermidade, representando 55,3% dos casos.
A terceira remessa da vacina da dengue contemplou 689 municípios do país. Ao todo, 930 mil doses estão sendo distribuídas, incluindo as reposições às regiões que fizeram o remanejamento. Até o final deste ano, o Brasil receberá 5,2 milhões de doses, além da doação de 1,3 milhão de doses.