Através das redes sociais, diversas mulheres têm compartilhado um novo possível efeito colateral do consumo do medicamento Ozempic. Além de alteração na aparência das nádegas, dos dedos e da cabeça, as pacientes relatam alteração no tamanho e formato dos seios, com um aumento ou diminuição das mamas.
A redução no tamanho, no geral, pode ser associada à rápida perda de gordura que o remédio causa, afetando também as mamas. Já o crescimento, pode ser causado por um inchaço hormonal temporário.
Andrew Peredo, cirurgião plástico de Nova York, explicou que como a perda de peso é muito acelerada, a pele do corpo não consegue acompanhar o ritmo. “Com o Ozempic, o que tenho notado é que muitas pessoas tomam uma dose alta do medicamento para perder peso e depois perdem peso muito rápido. E quando isso acontece, a pele não tem tempo de se retrair e se recuperar. Eles vão perder peso em todos os lugares, os seios ficarão totalmente murchos, o bumbum totalmente murcho”, disse em entrevista ao Daily Mail.
Jessica Kahn é estadunidense e revelou que ao utilizar um medicamento com o mesmo princípio ativo do Ozempic por nove meses perdeu 31,75 kg. Com isso, ela notou uma drástica redução no tamanho do seus seios. “Os efeitos colaterais às vezes são brutais, mas para mim vale a pena em troca do aumento de confiança, do conforto que sinto em minha própria pele e a chance de finalmente fazer uma redução de mama”, afirma.
O que é o Ozempic?
O Ozempic e todos os medicamentos similares (como o Mounjaro, o Saxenda e o Wegovy) são feitos para o tratamento de diabetes tipo 2, porém, recentemente, se popularizaram pelo uso “off label”, ou seja, diferente do recomendado na bula.
Basicamente, o remédio atua no corpo recriando o efeito do hormônio chamado GLP-1. Este hormônio é responsável pela sensação de saciedade e pela redução da velocidade da digestão, promovendo uma diminuição na fome e perda de peso.
Na internet, o uso de Ozempic se tornou alvo de comentários e divide a opinião dos usuários. Confira alguns apontamentos:
Não aguento mais ver gente demonizando Ozempic. Porra, fiquem felizes por existir um remédio seguro para combater a obesidade, parem de inventar história. Todo exagero é péssimo, mas com acompanhamento é um remédio maravilhoso.
— memein (@marcellacanto) May 3, 2024
Não tem um só dia em que eu não pense em tomar ozempic
— mediciner sofredora (@dudalozi) April 29, 2024
tem que proibir esse tal de ozempic https://t.co/yjITHIWhNT
— Francisco Sales🐥 (@franciscoce0) May 2, 2024
Os efeitos colaterais
Como os remédios atuam no sistema gastrointestinal, os efeitos não desejados normalmente estão ligadas a ele. Os relatos principais incluem: náuseas, vômitos, diarreias, dores abdominais e constipação.
Na bula do Ozempic, a empresa responsável por sua produção, a Novo Nordisk, avisa que “esses efeitos colaterais podem causar desidratação”. A recomendação, portanto, é que o paciente ingira bastante água para evitar este processo.
No geral, todos os efeitos colaterais tendem a ser passageiros e desaparecem conforme o tratamento continua.
* Sob supervisão de Lilian Coelho
Siga a gente no Google Notícias