ÍDOLO

Quem foi Luigi “Gigi” Riva, maior artilheiro da Itália, que morreu aos 79 anos?

Com 35 gols em 42 jogos, ele é o maior artilheiro da história da Itália

Gigi-Riva
Gigi Riva – Créditos: Reprodução/ Redes sociais
Nesta segunda-feira (22), o atacante italiano Luigi “Gigi” Riva morreu, aos 79 anos. Com 35 gols em 42 jogos, ele é o maior artilheiro da história da Seleção Italiana. De acordo com informações locais, Gigi passou mal no fim de semana e foi levado ao hospital por uma suspeita de problema cardíaco.

Carreira de Gigi

Infelizmente, Riva passou por provações durante sua trajetória como jogador de futebol. Devido a lesões, ele se aposentou precocemente, com 32 aos, em 1976.

Publicidade

O ídolo italiano é conhecido como Rombo di Tuono (“ronco do trovão”, em tradução livre), por causa da sua força física e potência no chute. Além disso, é um dos maiores ídolos da história do Cagliari, clube pelo qual atuou entre 1963 e 1976, por 13 temporadas seguidas.

Seleção Italiana

Gigi fez parte do time italiano que venceu a Eurocopa de 1968. Também estava presente na Copa do Mundo de 1970, no México, mas perdeu para o Brasil de Pelé na final do campeonato. Ele era um dos garotos-propaganda do futebol italiano na época, ao lado de Gianni Rivera.

Mas, a trajetória de Luigi representando a Itália não se compreende apenas ao elenco, o ídolo trabalhou por muitos anos nos bastidores da Seleção, inclusive em 2006.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.