A rede social X, antigo Twitter, publicou suas novas normas, que permitem oficialmente a publicação de conteúdo adulto na plataforma. Na mudança de conduta, há a implementação de novas políticas para lidar com conteúdo adulto e violento.
Agora, a rede social aceitará publicações de conotação sexual adulta e consentida, o que inclui nudez e postagens pornográficas por meio de imagens, vídeos e animações. Ou seja, as contas não serão mais banidas por este motivo, porém deverão categorizar o conteúdo e não incluir nudez na foto de perfil e/ou no banner da página.
As restrições, de acordo com o X, são para que usuários menores de 18 anos não possam ter acesso a este material. Além disso, rotular publicações permite que qualquer usuário possa filtrar este conteúdo mais facilmente. Conteúdos que “promovam a exploração, o não consentimento, a objetificação, a sexualização ou danos a menores e comportamentos obscenos” são proibidos pelas novas regras.
Ainda, a rede social destacou que as regras também valem para materiais criados ou alterados por inteligência artificial, incluindo o conteúdo violento, que é, basicamente, discurso de ódio em qualquer forma.
O X já proibiu conteúdo adulto?
Com o anúncio da liberação, muitos internautas ficaram confusos, pois achavam que nunca havia sido proibido publicar conteúdo adulto em sua plataforma. Confira algumas reações:
e já não tava pt? pq não tem um tweet que não tenha algum bot chamando pra ver os nus no perfil pic.twitter.com/awOn90WHKK
— Noah Louise (@oxenoah) June 3, 2024
Já foi proibido???????
— Kai 🟣 #Chronoverso (@KaaickLeg) June 3, 2024
alguém avisa que nunca foi proibido pic.twitter.com/02n05Ze3oK
— Lucas 🦇 (@vlucasrocha) June 3, 2024
Na verdade, o X nunca de fato proibiu a postagem destes materiais, porém havia uma censura, possível banimento das contas e menor entrega para os seguidores. Porém, publicações de teor sexual são presentes na plataforma, e, de acordo com a agência Reuters, em 2022, 13% das postagens continham este conteúdo.
Este tipo de material chegou, inclusive, a ser impulsionado pelas contas do X Premium, o antigo Twitter Blue.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini