O coordenador do Enem, deixou o cargo oito meses após assumir a função. Anderson Soares Furtado Oliveira era o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela coordenação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ex-diretor foi quem pediu a exoneração.
Após a demissão, Furtado escreveu uma carta ao Inep. De acordo com o G1 a carta diz “Conforme tratado anteriormente, prioridades exclusivamente de ordem pessoal me conduzem a esta decisão de foro íntimo. Tenho a convicção que esta saída imediata possibilitará uma substituição oportuna, não comprometendo os cronogramas e os ciclos avaliativos previstos para 2022”.
O ex-diretor, em novembro se solidarizou com funcionários que pediram demissão, duas semanas antes do Enem, pois acredita que merecem condições melhores, visto que apresentam um ótimo trabalho. O nome escolhido pelo governo para substituir o ex-coordenador do Enem, que deixou o cargo é Michele Cristina Silva Melo.
O atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, através do Twitter, agradeceu Furtado pelo seu excelente trabalho. O ex-diretor assumirá um cargo na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (PR).
Michele Cristina Silva Melo é a nova diretora de Educação Básica do Inep. A economista deixa a gestão da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Instituto, onde executou excelente trabalho desde que assumiu a área, em 26 de abril de 2021. (1/6)
— Milton Ribeiro (@mribeiroMEC) January 25, 2022