Nesta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto de distribuição gratuita de itens de higiene menstrual. Este decreto de proteção a saúde da mulher, distribui absorventes e outros itens de higiene. A assinatura foi realizada durante um evento em comemoração ao Dia da Mulher, no Palácio do Planalto.
De acordo com o G1, o governo afirmou que o o programa também irá oferecer garantia de cuidados básicos de saúde a mulher e desenvolver meio para inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga informou que o projeto prevê R$ 130 milhões, dinheiro do orçamento da própria pasta.
O recém assinado decreto deve atender cerca de 3,6 milhões de mulheres. O dinheiro do projeto será destinado aos municípios para a realização dos trabalhos. As mulheres que terão direito serão as em situação de rua, de 12 a 21 anos, cumprindo medidas socioeducativas e alunas de 9 a 24 anos de idade matriculadas em escolas do programa Saúde na Escola.
Em outubro do ano passado, Bolsonaro havia vetado este projeto de lei que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos.
No Twitter o Governo Federal compartilhou diversas postagens em relação ao dia das Mulheres que acontece, nesta terça-feira (8). Uma delas é anunciando que em meio à comemoração o governou lançou o “Brasil pra Elas” que é um programa para garantir a independência e liberdade financeira e econômica.
– Mais detalhes nas redes sociais: @mdhbrasil @DamaresAlves @JusticaGovBR @andersongtorres @secomvc @govbr @FlaviaArrudaDF @Mapa_Brasil @TerezaCrisMS pic.twitter.com/N0ZX5HpFL1
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 8, 2022
#8M ????????⚕️????????????????????????????????????????????????♀️???????????????????? Mulher, fique de olho na sua saúde, ela também faz parte da sua natureza. Não deixe de se cuidar! pic.twitter.com/jpG1FK7IqD
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 8, 2022
???????????????? No Dia Internacional da Mulher, o Governo Federal relembra as diversas ações federais já adotadas para garantir a proteção e garantia dos direitos das mulheres. Somente em 2021 foram mais de R$ 236 bilhões garantidos para programas em todo o Brasil. Entre eles estão: pic.twitter.com/mtymLBYFTo
— Governo do Brasil (@govbr) March 8, 2022
➡️ Fortalecimento do enfrentamento da violência contra a mulher.
— Governo do Brasil (@govbr) March 8, 2022
➡️ Projeto Salve uma Mulher.
➡️ Lançamento da Primeira Central de Monitoramento de Dados da Violência contra a Mulher do Brasil.
➡️ Melhorias nas centrais de denúncias Ligue 180 e Disque 100.