O atirador de elite mais conhecido do mundo chegou ao território ucraniano para ajudar no combate à invasão da Rússia. Wali, como ficou conhecido durante suas operações, vai enfrentar as tropas russas como um voluntário.
Ele se tornou destaque mundial após abater um alvo do Estado Islâmico a 3,5 km de distância no combate do Iraque, em 2015.
O ‘sniper’ é um dos principais combatentes da sua posição nas Forças Armadas do Canadá – anteriormente participou de missões no Afeganistão e Iraque.
“Existem vários grupos informais de ex-soldados que foram ativados desde a semana passada e estão começando a responder à chamada“, disse Wali.
O homem de 40 anos se juntará a um contingente cada vez maior de combatentes estrangeiros, que respondem a um chamado lançado no último sábado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Ele [Zelensky] me disse que eles precisavam de um franco-atirador. É como um bombeiro que ouviu o alarme tocando. Eu tive que ir“, disse o militar ao portal “La Presse”.
The trained killer, Wali told French – Canadian publication La Presse, “He told me they needed a sniper. It’s like a firefighter who hears the alarm ringing. I had to go.”
— Chindwin News Agency (@TheChindwin) March 10, 2022
Photo credit: La Presse pic.twitter.com/gH82nC4TDS