O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta quarta-feira (25) que o ministro Edson Fachin conversou com o procurador de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano de Oliveira Mattos de Souza, e manifestou “muita preocupação” com a operação policial na Vila Cruzeiro, zona norte do Rio, que levou à morte de 25 pessoas.
A operação, que ocorreu nesta terça-feira (24), tinha como objetivo prender chefes do Comando Vermelho de diferentes Estados. Os criminosos estariam escondidos na Vila Cruzeiro, de onde comandariam o crime organizado. Ninguém foi preso durante a ação policial.
A manifestação de Fachin sobre a operação ocorre porque o ministro é relator de uma ação que determinou ao governo do Rio de Janeiro a elaboração de um plano de redução da letalidade policial em operações no estado. “Ao procurador, o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem”, informou o STF.
“Mas Fachin informou que soube da pronta atuação do Ministério Público e que tem confiança de que a decisão do STF será cumprida, com a investigação de todas as circunstâncias da referida operação”, acrescentou o Supremo.
O ministro do STF, Edson Fachin, disse que vê com “muita preocupação” a operação policial na Vila Cruzeiro. Fachin é relator de uma ação que determinou a elaboração de um plano de redução da letalidade policial no Rio. Veja mais em: https://t.co/ee6FEfT0Xy
— Estúdio i (@estudioi) May 25, 2022