A deputada Isa Penna (PCdoB) entrou com um novo pedido de cassação contra o deputado Delegado Olim (PP). O novo pedido veio depois do Delegado Olim ter dito que Isa teve “sorte” ao sofrer assédio sexual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A declaração de Olim faz referência ao episódio em que o deputado Fernando Cury (União Brasil) assedia sexualmente, com um toque na altura dos seios, a deputada Isa Penna. O episódio aconteceu em dezembro de 2020, durante uma votação, dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo. Fernando Cury foi afastado do cargo por 180 dias e atualmente é réu por importunação sexual.
Em entrevista ao podcast “Inteligência LTDA”, Delegado Olim disse que o episódio poderia contribuir para a reeleição da deputada:
“Sorte dela, porque ela vai se reeleger por causa disso. Ela só fala nisso.”
O Conselho de Ética da Alesp rejeitou, por 6 votos a 4, o primeiro pedido de cassação protocolado por Isa Penna. A deputada também alegou quebra de decoro parlamentar. Delegado Olim é integrante do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da casa.
A violência política de gênero não escolhe lado – atinge todas as mulheres todo o tempo. O @pcdob_oficial defende mais mulheres na política. Com coragem à frente, seguimos em luta para enfrentar o machismo e o conservadorismo de frente. Vem com a gente construir um novo futuro!✊ pic.twitter.com/28ahqLnXRG
— Deputada Isa Penna (@isapenna) May 23, 2022