A Equipe Especial contra a Corrupção do Poder da Promotoria do Peru busca prender Yenifer Paredes Navarro, cunhada de Pedro Castillo, presidente do país. Além dela, mais outros três empresários têm ordem de prisão.
Os investigadores chegaram ao Palácio Nacional em busca de Yenifer Paredes após o Oitavo Tribunal de Instrução do Tribunal Superior de Justiça Criminal Especializada ter ordenado “a imediata localização e captura”. Durante sua campanha presidencial, Castillo apresentou Yenifer como sua filha, uma vez que ele e sua esposa a criaram desde pequena.
Na tarde desta terça-feira (9), a equipe de procuradores e um grupo especial da polícia estiveram presentes no Palácio do Governo. No entanto, de acordo com fontes próximas ao Ministério Público, até a noite não tinham localizado.
Paredes está sendo investigado preliminarmente por um suposto crime contra a administração pública na forma de tráfico de influência em detrimento do Estado. Ela nega todas as acusações. Em 8 de julho, a primeira-dama, Lilia Paredes, restou depoimento ao Ministério Público no âmbito das investigações realizadas por suposto tráfico de influência contra sua irmã.
A Equipe Especial Contra a Corrupção do Poder foi criada pelo Ministério Público para investigar os funcionários do governo Castillo e seu círculo mais próximo.
Pedro Castillo descreveu a ordem de prisão contra a cunhada como um “show mediático“ https://t.co/wHeb9Vz5mj
— CNN Portugal (@cnnportugal) August 10, 2022