Um artigo de opinião publicado no jornal dos Estado Unidos New York Times nesta quinta-feira (27) afirma que as eleições do Brasil colocam “em jogo” o “futuro do planeta”. O segundo turno das eleições acontecerá neste domingo (30).
A jornalista Agnes Walton e a ativista Alessandra Orofino assinam o texto que tem o foco no desmatamento na Amazônia. O artigo do New York Times afirma que quem vencer o pleito “herdará o controle de mais da metade da floresta amazônica e, por extensão, determinará as condições para a vida futura na Terra”.
Segundo as autoras, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), é “intransigente em seu desejo de sacrificar a Amazônia, suas reservas de conservação e terras indígenas para o agronegócio e o ‘desenvolvimento'”. O artigo também cita as “crescentes taxas de desmatamento” o que deixou o ecossistema da floresta “à beira da catástrofe”.
Sobre o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a reportagem afirma que ele já “provou” em mandatos anteriores que “pode ser duro” contra crimes ambientais.
“Para muitos brasileiros, esta será uma eleição dolorosa entre dois candidatos profundamente falhos. Mas, para o futuro da vida humana neste planeta, há apenas uma escolha certa”, concluem as autoras do artigo.
Em video de seis minutos, #NYT mostra o desmonte ambiental do atual governo, a onda de destruição da Amazônia e os ataques aos direitos indígenas. O jornalão americano conclui que a eleição no Brasil “vai definir o futuro do planeta”. @nytopinion #brazilianelections https://t.co/QtvB9EmSW1
— André Trigueiro (@andretrig) October 28, 2022