O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou nesta segunda-feira (31) com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cumprimentar o brasileiro pela vitória nas eleições. Segundo o governo dos EUA, a conversa durou cerca de 20 minutos.
Biden, por meio de uma nota oficial, afirmou que está montando uma equipe para discutir o que pode ser feito em conjunto com o Brasil, e elogiou a força das instituições democráticas brasileiras:
“Estamos montando uma equipe para se reunir e discutir o que podemos fazer juntos. Ele quer focar no meio ambiente, na democracia, lidar com os pobres em seu país e salvar a Amazônia.”
O comunicado da Casa Branca ainda diz que “os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional”.
Este é o segundo aceno de Biden a Lula após a eleição do domingo (30). No primeiro texto, divulgado no próprio domingo, o presidente dos EUA destacou o caráter confiável do pleito no país.
“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”, afirmou.
🇺🇸🇧🇷 AGORA: Joe Biden faz videoconferência com Lula.
O presidente americano e o presidente eleito do Brasil falaram sobre mudanças climáticas, insegurança alimentar, migração regional e “promoção da inclusão e da democracia”. pic.twitter.com/XN3VMCJFYl
— Eixo Político (@eixopolitico) October 31, 2022