Resultado eleição

Quem é Lula? Conheça a história do ex-metalúrgico que foi eleito presidente pela terceira vez

Com 42 anos de vida política, Lula chega novamente à presidência com muita bagagem para relembrar.

Quem é Lula Conheça a história do ex-metalúrgico que foi eleito presidente pela terceira vez
Lula votando na Assembleia Constituinte para a elaboração de uma nova constituição em 1988. (Créditos: CEDI/Câmara dos Deputados)
Marido de Janja, viúvo de Marisa Letícia, ex-metalúrgico e ex-líder sindical, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente pela terceira vez, um feito inédito no Brasil desde a era Vargas. Candidato à presidência seis vezes, tentando o cargo desde 1989, Lula tem uma trajetória atrelada a história recente do país.
Nascido em 1945, em Garanhuns, interior do Pernambuco, Lula viveu os primeiros anos de sua vida passando dificuldades. A família se mudou para o litoral paulista quando ele tinha 7 anos, depois de 13 dias de viagem num caminhão “pau de arara”. 5 anos mais tarde, ele se mudou sozinho para São Paulo, onde trabalhou como office boy e engraxate. Foi só aos 14 anos que conseguiu ingressar num curso para se tornar torneiro mecânico pelo Senai.
Aos 17, Lula começou sua carreira como metalúrgico. Por conta da instabilidade econômica que seguiu o golpe de 1964 ele acabou indo trabalhar nas Indústrias Villares, uma das maiores metalúrgicas do Brasil na época, localizada no ABC, onde Lula fez suas raízes sindicalistas. 10 anos depois, em 1974, conheceu Marisa Letícia através do sindicato, com quem se casou após 7 meses de namoro.
Depois de promover grandes greves e mobilizações pelo ABC paulista no final da década de 70, Lula participou, em 1980, da criação do Partido dos Trabalhadores. Ele passou os anos seguintes como ativista pela campanha das Diretas Já, chegando a ser preso por 31 dias.
Em 1986, Lula foi eleito deputado federal, o que o permitiu atuar como um dos principais representantes da causa trabalhista e de movimentos de esquerda na elaboração da nova Constituição. Ele abandonou o cargo 3 anos depois para concorrer a presidência pela primeira vez, mas foi derrotado no segundo turno por Fernando Collor de Mello.
Foi só em 2002, depois de outras duas candidaturas frustradas, que Lula conseguiu vencer a disputa presidencial, fruto de uma ampla aliança política entre PT, PL, PCdoB, PCB e PMN. Seu vice foi José Alencar, ex-senador filiado ao PL.
Lula governou o Brasil entre 2002 e 2010, período que foi marcado por avanços sociais e no desenvolvimento humano do país, mas também por escândalos de corrupção. O primeiro destes foi o Mensalão, esquema de compra votos dos parlamentares da base de apoio do PT (majoritariamente deputados do PL, PP, PMDB e PTB). O caso foi denunciado por Roberto Jefferson, presidente do PTB na época.
O ex-presidente foi novamente preso em 2018, após ser condenado por envolvimento direto nos escândalos de corrupção do Petrolão, descobertos pela Operação Lava Jato. Ele foi solto em 2019, após o Supremo Tribunal Federal entender que Sérgio Moro, o juiz que iniciou o processo contra Lula, atuou com interesses pessoais e foi imparcial. Na cadeia, se aproximou cada vez mais de Rosângela da Silva (Janja), antiga amiga que fez nas Caravanas da Cidadania (organizadas em 1989), que a visitava quase todo dia. Os dois se casaram em 2022.
Em 21 de julho deste ano, Lula oficializou sua candidatura a presidente pela terceira vez. No primeiro turno, o petista acumulou 57,2 milhões de votos na maior votação da história do Brasil.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.