O ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi alvo de busca e apreensão pelo Ibama em decorrência da criação ilegal de pássaros silvestres. A operação foi confirmada pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho.
Ele foi autuado por irregularidades como utilizar animais em desacordo com a autorização existente, inserir dados falsos no sistema e mutilação. A defesa informou que o ex-secretário de Segurança foi multado em R$ 34 mil e que irá recorrer da decisão.
Cerca de 60 aves foram encontradas, inclusive uma com a pata mutilada. O Ibama ainda disse ter descoberto informações inconsistentes no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass).
Torres está preso desde 14 de janeiro por suspeita de omissão e conivência durante os atos golpistas cometidos no dia 08 de janeiro. À época, era secretário de Segurança do Distrito Federal.
O ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro nega as acusações.
Invasão em Brasília
No dia 08 de janeiro, por volta das 14h40, extremistas pró-Bolsonaro entraram no Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogêneo. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e invadiram as sedes dos Três Poderes. Eles também depredaram o plenário do Supremo Tribunal Federal e espaços do Planalto, como a vidraçaria do Salão Nobre.
Ibama encontra 60 pássaros silvestres na casa de Anderson Torres e aplica multa de R$ 34 mil a ex-ministro. https://t.co/QEDAYOwkwk pic.twitter.com/T2NpvavEAd
— O Globo Política (@OGloboPolitica) February 24, 2023