Meio ambiente

Rodrigo Agostinho é escolhido para ser o novo presidente do Ibama

O nome foi escolhido pela recém-empossada ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede). 

rodrigo-agostinho-e-escolhido-para-ser-o-novo-presidente-do-ibama
Rodrigo Agostinho e Marina Silva (Crédito: Reprodução/ Instagram)

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) como o novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). O nome foi escolhido pela recém-empossada ministra Marina Silva (Rede).

Publicidade

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional, Agostinho tem formação técnica e atuação política na área. “Rodrigo Agostinho (PSB-SP) foi escolhido pela sólida formação técnica e destacada atuação na área ambiental. Ele é biólogo, ambientalista e advogado. Possui, ainda, mestrado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação e vários cursos de especialização e pós-graduação. Agostinho foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e é membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN)“, informou o ministério.

Ex-prefeito de Bauru (SP), Agostinho é uma das principais lideranças ambientalistas na Câmara. Nas eleições de 2022, o parlamentar não conseguiu se reeleger como deputado.

O novo presidente do Ibama se diz honrado com o convite e promete empenho. “Faremos uma gestão técnica, valorizando o trabalho dos servidores“, postou nas redes sociais. Entre as principais atribuições do Ibama, estão o poder de polícia ambiental, no combate ostensivo à prática de crimes, a concessão de licenciamento e autorização de uso dos recursos naturais, além de fiscalização, monitoramento e controle ambiental.

Secretaria

Publicidade

O MMA também anunciou Edel Moraes para a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável da pasta. A indicada é pertencente a comunidades extrativistas do Pará e foi a primeira mulher a ser vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS), por dois mandatos, alé de vice-presidente do Memorial Chico Mendes. Edel Moraes também é doutoranda no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) e possui mestrado em desenvolvimento sustentável de povos e territórios tradicionais, especialista em educação do campo, desenvolvimento e sustentabilidade e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa da Amazônia.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável foi criada em 2007 para promover a transição sustentável do atual modelo de desenvolvimento agrícola e rural do país.

Desafios

Publicidade

O Ibama terá a missão de resolver a falta de recursos e de servidores que atingiu o órgão durante o governo de Jair Bolsonaro, enquanto era presidido pelo procurador da AGU Eduardo Bim, escolhido por Ricardo Salles.  Além disso, também deverá priorizar o fortalecimento das estruturas de fiscalização e controle do meio ambiente (sobretudo na Amônia Legal), o combate ao garimpo ilegal, a violência contra servidores e a exploração clandestina de madeira em áreas de proteção ambiental.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.