A Índia sediará o encontro dos líderes dos países que compõem o G20, o grupo de maiores economias do mundo na cidade de Nova Délhi, neste sábado (9). Porém, o nome Bharat é o termo que vai constar nos convites para o jantar entre os chefes de Estado.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, mudou o nome de Índia para a palavra em sânscrito que descreve o país no convite do jantar; pode ser que Bharat se torne o nome oficial.
Segundo a rede de televisão News18, fontes governamentais anônimas afirmaram que os deputados do partido de Modi, o BJP, podem apresentar uma resolução para dar proeminência ao uso oficial de Bharat.
O nome já é usado em algumas circunstâncias. Bharat é uma palavra em sânscrito que, de acordo com acadêmicos, já constava em textos hindus antigos. A palavra também significa Índia em hindi.
O BJP tem a palavra no próprio nome: a sigla significa Bharatiya Janata Party. Os defensores desta mudança argumentam que a palavra Índia foi uma imposição dos britânicos, que colonizaram o país por cerca de 200 anos, até a independência, em 1947.
O BJP é um partido nacionalista com forte influência do hinduísmo, e tem mudado nomes de lugares em cidades onde está no poder. Segundo os dados do censo de 2011, quase 8o% dos indianos são hinduístas; muçulmanos (14,2%) e cristãos (2,30%) são minorias.
A oposição ao primeiro-ministro é contra a mudança. A aliança de partidos de oposição é composta por uma frente de várias agremiações que adota a palavra INDIA como sigla (significa Aliança Inclusiva de Desenvolvimento Nacional Indiano em inglês).
𝔹𝕣𝕖𝕒𝕜𝕚𝕟𝕘 💥: India is changing its name to Bharat pic.twitter.com/AaHrvQjGor
— US Entertainment Channel (@usENTchannel) September 6, 2023