*POR DELFINA ROSSI

Os androides sonham com carros elétricos?

Reflexões acerca da relação tóxica entre o bilionário Elon Musk e o presidente Javier Milei

Os androides sonham com carros elétricos?
O bilionário Elon Musk – Crédito: CEDOC

Em 1968, Phillip K Dick publicou seu famoso romance ‘Do Androids Dream of Electric Sheep?’ (‘Androides sonham com ovelhas elétricas?’, em português) e pouco tempo depois chegaram ao nosso país [Argentina] as primeiras edições impressas e traduzidas. Nesses mesmos anos, precisamente em 1970, nasceu Javier Milei, hoje presidente da nação, e poucos meses depois, em 1971, Elon Musk, hoje a pessoa mais rica do planeta.

Publicidade

Durante estes anos, o neoliberalismo emergiu como a nova hegemonia mundial, e o romance apresenta-o num futuro distópico, enquanto Elon e Javier, cada um em latitudes diferentes, cresceram em sintonia com as novas regras econômicas, as primeiras num país sob a ditadura, a segunda foi formada no país que a financiou.

Além das coincidências dos anos, o que une um romance publicado há mais de 50 anos com o presidente da Argentina e um empresário multimilionário? Basicamente a história que nos contam, o presente que os atravessa e o futuro que imaginam.

O romance, clássico da ficção científica, também muito famoso pela adaptação cinematográfica sob o nome de ‘Blade Runner’, apresenta-nos um futuro distópico, em que guerras, poluição e radiação ameaçam a vida humana na Terra, em que os ricos emigram do planeta, deixando aqui os mais humildes, que devem dividir a existência com uma série de androides, que, escravizados nas colônias para onde os humanos emigram, escapam para o planeta e se camuflam entre eles.

Segundo a Forbes, Elon Musk tem mais de US$ 223 bilhões em seus bens pessoais. Ele é fundador e CEO da TESLA, dono da SpaceX e X (antigo Twitter) e de diversas empresas, e coincidentemente foi após a pandemia de Covid 19 que conseguiu multiplicar sua fortuna em 100 vezes.

Publicidade

É claro que existe um interesse econômico genuíno por parte de Musk em poder aceder a um recurso natural como o lítio. Mas por que tanto flerte com Milei? Por que Musk está tão interessado em celebrar as políticas de ajustamento de Milei?

O plano de Musk para que Milei entregasse o lítio se choca com um detalhe irritante: a própria Constituição Nacional estabelece que os recursos naturais são propriedade das províncias.

Seguindo os passos do romance de Dick, parece que a Argentina está se tornando um grande laboratório das ideias de Musk, onde Milei executa seus desejos e ordens, conquistando certos privilégios em um mundo cada vez mais desigual.

Publicidade

*A reportagem completa você encontra no site da Perfil.com.

Publicidade

** Delfina Rossi é economista, docente de Licenciatura em Economia na Universidade Nacional de Avellaneda.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.