INUNDAÇÕES

Acima dos 5 metros, Guaíba obriga pessoas a sair de casa no dia mais frio do ano em Porto Alegre

Termômetros chegaram a marcar 11ºC entre a madrugada e a manhã desta terça; prefeitura ergueu uma barricada improvisada em frente à Usina do Gasômetro para conter a elevação das águas do lago

Acima dos 5 metros, Guaíba obriga pessoas a sair de casa no dia mais frio do ano em Porto Alegre
Nível do Guaíba bateu 5,20 metros – Créditos: Lauro Alves/Secom

Na manhã desta terça-feira (14), o nível do Guaíba bateu 5,20 metros e voltou a avançar sobre as ruas em Porto Alegre. Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o lago pode alcançar em torno de 5,50 metros hoje, o que é mais que o recorde batido na última semana, de 5,35 metros.

Publicidade

Os termômetros chegaram a marcar 11ºC entre a madrugada e a manhã desta terça. Em meio ao período mais frio do ano, a população precisou deixar para trás as suas casas. Só na capital, os abrigos já somam mais de 14 mil pessoas.

A Prefeitura de Porto Alegre ergueu uma barricada improvisada em frente à Usina do Gasômetro, no centro da cidade, para conter a elevação das águas do lago. As barreiras têm 1,80 metro de altura e foram construídas com dois andares de sacos de areia. As estruturas foram instaladas ao longo da Avenida Presidente João Goulart e da Rua General Salustiano, no centro da capital.

Descida das águas do Guaíba tem elevado os rios

Com a descida das águas do Guaíba, os rios da Região Metropolitana têm tido uma rápida elevação. O Sinos chegou a 6,07 metros em São Leopoldo, e o Gravataí alcançou 5,86 metros na cidade que leva o mesmo nome do rio. Em ambos, a cota de inundação foi ultrapassada.

Os rios Caí e Taquari também irão atingir a cota máxima, segundo o governo do estado. Posteriormente, essas águas vão chegar ao Jacuí e ao Guaíba. Na segunda-feira (13), o Rio Caí chegou a 6,49 metros em Feliz e a 15,44 metros em São Sebastião do Caí.

Publicidade

Já o Rio Taquari chegou a 27,16 metros em Estrela (acima da cota de inundação) e a 15,58 metros em Muçum (acima da cota de atenção).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação partilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

Tragédia no RS

Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, o Rio Grande do Sul registra 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos durante os temporais que atingem o estado desde o final de abril.

Publicidade

Além disso, o número de pessoas fora de casa é de 615,6 mil. No total, 77,4 mil estão em abrigos e 538,2 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes). O Corpo de Bombeiros informou que já foram feitos resgates de mais de 76 mil moradores e 10 mil animais.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.