Depois da passagem de uma frente fria, que enfraqueceu o bloqueio atmosférico que atua sobre o Brasil desde 22 abril, a chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul (RS) nesta quinta-feira (16).
A atuação da massa de ar polar permitiu que os últimos dias tivessem predomínio de sol e que a chuva desse uma trégua na região. Mas, com o deslocamento da frente fria para o oceano, o estado volta a ter condições de tempo mais instável.
O que contribui para a volta da chuva:
- Influência de um fluxo de umidade vindo da Amazônia;
- Condições instáveis da atmosfera.
Com isso, o dia deve ter céu nublado em todo o estado e chuva principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo.
Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, comenta que a condição não deve ser tão extrema quanto o que foi observado na última semana, informou o portal g1.
“Apesar de a previsão ser de uma chuva não tão intensa, ainda há risco de chuva forte, em especial no norte do estado. A diferença é que a duração deve ser menor, com as áreas de instabilidade se deslocando já a partir de sexta”, analisou Lucyrio.
Segundo o meteorologista, entre quinta e sexta (17), os volumes médios registrados devem ficar entre 60 e 100 milímetros no norte do estado. As chuvas mais forte devem atingir inclusive a Serra Gaúcha, deixando toda a região em alerta.
Já na Grande Porto Alegre, a precipitação deve ser fraca a moderada. Os acumulados devem ficar entre 30 e 50 milímetros.
Bom dia, Porto Alegre! Baixamos dos 5m! Ainda são 2m acima da cota de inundação, mas o nível segue baixando gradativamente. 🙏
📏 Cais Mauá
📍Cota atual: 4,98m
Cota de Alerta: 2,5m
Cota de Inundação: 3m pic.twitter.com/VTpNwVkrD5— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) May 16, 2024