INVESTIGAÇÕES

FAB transcreve áudios e prevê 1º relatório do acidente aéreo em Vinhedo em 30 dias

O trabalho esta a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira

FAB transcreve áudios e prevê 1º relatório do acidente áreo em Vinhedo em 30 dias
Uma caixa-preta do avião da Voepass que cai em Vinhedo – Crédito: Divulgação/Cenipa

A Força Aérea Brasileira  já começou a extrair e transcrever os áudios e dados das caixas-pretas do ATR-72-500 da Voepass que caiu nesta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Publicidade

O trabalho esta a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à FAB.

O desastre deixou 62 mortos: 58 passageiros e quatro tripulantes. O órgão estima que em um mês divulgará os primeiros resultados da investigação sobre o maior acidente aéreo em solo brasileiro em 17 anos.

FAB – transcrição de áudios

O gravador de voz da cabine do avião (Cockpit Voice Recorder) e o gravador de dados de voo (Flight Data Recorder) foram encaminhados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo em Brasília na manhã de sábado (10). Segundo o Cenipa, os trabalhos de extração dos dados vão seguir de forma ininterrupta.

O passo subsequente será a análise dos dados extraídos. Nesta fase, as equipes vão se debruçar sobre as atividades do voo, o “ambiente operacional e os fatores humanos”. A Cenipa ainda vai fazer um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura do avião que caiu nesta sexta-feira.

Publicidade

Formação de gelo

Os relatórios finais do Cenipa costumam levar em média dois anos e sete meses para serem divulgados. Especialistas em segurança de voo suspeitam que a formação de gelo nas asas do avião teria levado a aeronave a estolar – perder a sustentação e entrar em queda livre, uma situação que é chamada de parafuso chato.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.