nova descoberta

Missão espacial encontra antigo ‘mar de lava’ no lado oculto da Lua

Cientistas indianos descobriram que o polo sul da Lua, outrora oculto, abrigava um vasto oceano de lava há cerca de 4,5 bilhões de anos

lua
Restos de um oceano de magma encontrados na Lua por missão lunar indiana – Divulgação/ISRO

Cientistas descobriram que o polo sul da Lua, outrora oculto, abrigava um vasto oceano de lava há cerca de 4,5 bilhões de anos, fortalecendo a teoria de que a superfície lunar se formou a partir de magma. A informação é da BBC.

Publicidade

Restos dessa rocha derretida foram detectados pela missão Chandrayaan-3 da Índia, que pousou no polo sul em agosto, relatou o jornal.

Formação da Lua

Essa missão histórica explorou uma área nunca visitada por outras naves, fornecendo evidências de anortosito ferroano, um mineral leve que se acredita ter formado a superfície lunar.

A descoberta, publicada na revista Nature, é significativa para a compreensão da formação inicial da Lua. A missão também encontrou vestígios de um antigo impacto de meteorito, responsável pela criação da bacia do Polo Sul-Aitken, uma das maiores crateras do sistema solar, segundo a BBC.

***leia a matéria completa em aventurasnahistoria.com.br

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.