ondas destrutivas

Diretor do Centro de Furacões dos EUA diz que “prédios serão varridos” por Milton

As autoridades locais continuam emitindo avisos e instruções para que os moradores permaneçam vigilantes e sigam as orientações de segurança

Michael Brennan alertou em entrevista à CNN que o furacão Milton, que se aproxima da Flórida, representa uma ameaça catastrófica.
Michael Brennan, diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA – Crédito: Reprodução/CNN

O diretor do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Michael Brennan, alertou em entrevista à CNN que o furacão Milton, que se aproxima da Flórida, representa uma ameaça catastrófica. Ele pediu à população que se mantenha em alerta, especialmente em relação às inundações que podem ocorrer no interior do estado, onde o nível da água pode chegar a até 4,5 metros.

Publicidade

Brennan destacou que o caminho que o furacão está traçando é incomum, já que a tempestade segue uma rota perpendicular à costa, o que contribui para a elevação constante do nível do mar. “Cada furacão tem seus próprios desafios e perigos. Mas para a costa leste da Flórida, essa é uma ameaça sem precedentes para a nossa geração”, afirmou.

Além dos riscos imediatos, Brennan explicou, em entrevista à emissora NPR, que a força do furacão pode causar destruição generalizada. Ele mencionou que as ondas geradas pelo furacão são especialmente perigosas e podem destruir completamente estruturas localizadas nas áreas costeiras. “O dano aos prédios será estrutural, especialmente na ação de ondas destrutivas. Alguns prédios serão varridos completamente. Algumas localidades podem ficar inabitáveis por longos períodos de tempo”, advertiu.

O avanço do furacão Milton

O furacão Milton segue em direção à Flórida com força devastadora, podendo se tornar uma das tempestades mais destrutivas já registradas no estado, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC). Nesta quarta-feira (9), Milton manteve sua intensidade como um furacão de categoria 5, com ventos de 256 km/h. No entanto, a previsão é de que a tempestade perca parte de sua força e atinja a costa do Golfo Central da Flórida como um furacão de categoria 4 na madrugada de quinta-feira (10).

As autoridades locais continuam emitindo avisos e instruções para que os moradores permaneçam vigilantes e sigam as orientações de segurança.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.