O senador Cleitinho (Republicanos-MG), em pronunciamento realizado nesta terça-feira (12), criticou a escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho para um de descanso). Ele fez defesa da necessidade de mudanças que tragam benefícios à classe trabalhadora.
O impacto da jornada 6×1: história do senador Cleitinho
Para ilustrar o impacto pessoal de jornadas extensas, o senador Cleitinho compartilhou sua própria experiência familiar, segundo a Agência Senado. Ele relatou a rotina de seu pai, que trabalhou incansavelmente, seguindo a escala chamada “sete por zero”. Cleitinho expressou como essa rotina impedia momentos valiosos em família e atividades de lazer significativas, destacando a ausência do pai em eventos importantes de sua vida.
“Eu vi meu pai, que morreu agora neste ano, com 70 anos de idade, fazendo a escala sete por zero. Sempre trabalhou, até não foi seis por um, foi sete por zero. E sabe o que aconteceu? O meu pai, sempre que chegava em casa, já se deitava para dormir, para acordar no outro dia para trabalhar. O meu pai não ia aos jogos de futebol quando eu jogava bola. O meu pai não foi às apresentações que eu fiz quando eu era cantor; nunca ia”, disse.
Muito emocionado, o senador ainda complementou: “O meu pai não parava um dia para ele poder me ensinar a estudar. Sabe por quê? Não fazia, não é porque ele não queria, não. É porque ele não tinha tempo; é porque sempre trabalhou”, relatou o senador.
‘Malvadão’ e ‘escravo’
Ele também se referiu aos empresários no pronunciamento. “Que fique claro aqui: vamos fazer isso em conjunto, vamos trabalhar para poder valorizar tanto o empresário quanto o trabalhador! Isso é equilíbrio, a balança tem que estar igual, nem o empresário é malvadão, muito menos o trabalhador é escravo!”, afirmou.
O parlamentar de Minas Gerais concluiu seu discurso pedindo que o Congresso discuta medidas concretas para melhorar as condições de trabalho no país e criticou a classe política por não agir em favor dos trabalhadores.
O que muda com a reforma da escala 6×1?
Uma potencial reforma na jornada 6×1 poderia trazer benefícios significativos para os trabalhadores. A proposta em debate busca uma reaproximação entre trabalhadores e suas famílias, além de promover uma vida laboral mais saudável e equilibrada. A discussão enfatiza a necessidade de adaptar as jornadas para atender às necessidades humanas básicas, sem prejudicar a economia.
Estou em plenário do Senado. Se não acabar com a escala 6×1 para os trabalhadores, vamos acabar com a escala 3×4 dos políticos! pic.twitter.com/YG6EZyfeB9
— Cleitinho (@cleitinhotmj) November 12, 2024
Leia mais: Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em navio