A Ministra da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, María Reyes Maroto, fez um balanço da situação da pandemia no país e afirmou que estima colocar o passaporte sanitário em circulação em meados de maio. Ao mesmo tempo confirmou o aumento da escala de vacinação contra o coronavírus nos próximos dias com o uso da vacina de Janssen que será aprovada em breve e que já têm 5 milhões de doses da Pfizer adquiridas.
Há 4,8 milhões de espanhóis vacinados com a primeira dose e 1,4 com a dose completa, por isso a ministra confia que entre 30 e 40% da população (cerca de 47.000.000) esteja imunizada no mês de abril.
Reyes Maroto estimou que o certificado digital (passaporte de saúde) vai permitir a mobilidade das pessoas que já passaram pelo coronavírus, mas também expressou que é possível viajar com o PCR: “Existem instrumentos para poder mover que não implicam apenas que um está vacinado”, frisou
O Governo trabalha para ser pioneiro e “ter o passaporte de saúde o mais rápido possível”, explicou o governante, que avaliou que há um prazo razoável para que entre em circulação no mês de maio, quando a FITUR é realizada presencialmente. A feira de turismo que se realiza em Madrid, no dia 19 de maio, é o limite estabelecido para iniciar a aplicação do certificado digital.
*Texto originalmente publicado e traduzido do site weekend.perfil.