"DESCONVITE"

Agrishow cancela cerimônia de abertura após polêmica com governo Lula; entenda o caso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que os organizadores do evento “não desceram do palanque”.

Agrishow cancela cerimônia de abertura após polêmica com governo Lula; entenda o caso
Os organizadores da Agrishow se envolveram em uma polêmica com o governo Lula e acabaram cancelando a caremiônia de abertura do evento (Crédito Foto: Reprodução/ Mídias Sociais)

A organização da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) anunciou o cancelamento da cerimônia de abertura, na noite de sábado (29), após o imbróglio que envolveu o “desconvite” ao ministro da Agricultura e Pecuária, Antonio Fávaro. A cerimônia estava programada para o dia 1º de maio.

Publicidade

A decisão de cancelar a cerimônia ocorreu “em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura da 28ª edição da Agrishow”, segundo informaram os organizadores.

Já na sexta-feira (28), o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que o Banco do Brasil iria retirar os patrocínios ao evento. A decisão foi tomada após a Agrishow “desconvidar” o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para uma das atrações da feira, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia sido chamado para a abertura; ele teria confirmado presença.

Fávaro viu uma tentativa de constrangê-lo no convite feito para Bolsonaro. “Eles [organizadores da Agrishow] não desceram do palanque”, disse Fávaro. Ele afirmou ter sido desconvidado ao receber a sugestão, por parte da organização, de participar do evento apenas na terça-feira (02), um dia após a abertura.

Tradicionalmente, o convite para participar da cerimônia de abertura do evento é direcionado ao ministro da Agricultura que está no cargo.

Publicidade

O ministro disse acreditar que foi um movimento coordenado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), muito próximo do ex-presidente. No Palácio do Planalto, avaliou-se que a organização transformou o evento empresarial em um palanque político.

O governo federal ameaçou cancelar o patrocínio do Banco do Brasil (BB) à feira, que acontece desde 1994. O BB é um dos principais agentes financeiros que participam da Agrishow.

Leia a íntegra da nota da Agrishow

“Em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura da 2ª edição da Agrishow, as entidades realizadoras do evento (ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ABIMAQ – Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos, ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos, FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira), optaram por não realizar solenidade de abertura da feira, prevista para o dia 1º de maio, às 11h.

Publicidade

A Agrishow mantém a sua tradição de ser a principal vitrine do setor apresentando o que há de mais moderno em tecnologia para o agronegócio, soluções para pequenas, médias e grandes propriedades, estimulando a realização de negócios.

Reiteramos o convite para que mantenha a sua agenda de visita ao evento para conhecer as inovações que estão ampliando a competitividade e desenvolvimento do setor.”

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.