GENÉTICA

Chineses clonam ‘super vacas’; animais produzem até 18 toneladas de leite ao ano

Os cientistas criaram 120 embriões clonados a partir de células de orelha desses bovinos e os colocaram em animais substitutos.

Chineses clonam ‘super vacas’; animais produzem até 18 ton de leite ao ano
A equipe de cientistas chineses espera construir um rebanho de mais de mil ‘super vacas’ nos próximos 2 a 3 anos (Crédito: Canva Fotos)

Cientistas chineses alcançaram sucesso na clonagem de três ‘super vacas’ produtivas da raça Holstein Friesian, originárias da Holanda, informou o jornal estatal Ningxia Daily, na segunda-feira (13).

Publicidade

Essas ‘super vacas’ são capazes de produzir 18 toneladas de leite por ano, o que é quase 1,7 vez a quantidade produzida por vacas comuns nos Estados Unidos. Esse avanço na tecnologia de clonagem foi celebrado como importante na redução da dependência da China da importação de raças de vacas para a sua indústria de laticínios. As ‘super vacas’ clonadas vão ajudar a evitar o estrangulamento na indústria de laticínios chinesa, segundo o jornal.

As três vacas foram criadas por cientistas da Universidade Noroeste de Ciências Agrícolas e Florestais e Tecnologia e nasceram em Ningxia, antes do Ano Novo Lunar em 23 de janeiro.

Os animais clonados da raça Holstein Friesian, originários da Holanda, são campeões de produção de leite. Essas ‘super vacas’ altamente produtivas são capazes de produzir 18 toneladas de leite por ano, estabelecendo um novo padrão para a produção.

A tecnologia de clonagem tem permitido que essas vacas geneticamente superiores possam ser reproduzidas com precisão. O resultado se traduz em animais cada vez mais produtivos e eficientes.

Publicidade

O principal cientista do projeto, Jin Yaping, afirmou, em entrevista ao jornal, que o avanço permitirá à China preservar as melhores vacas de maneira econômica. Atualmente, apenas 5 a cada 10.000 vacas na China podem produzir 100 toneladas de leite durante a vida, tornando-as difíceis de serem reproduzidas. Além disso, 70% das vacas leiteiras da China são importadas.

A equipe criou 120 embriões clonados a partir de células de orelha dessas vacas e os colocou em bovinos substitutos. O nascimento das ‘super vacas’ permite à China preservar as melhores vacas “de uma maneira economicamente viável”, informou Jin Yaping ao jornal estatal.

“Planejamos levar de dois a três anos para construir um rebanho composto por mais de 1.000 super vacas, como uma base sólida para enfrentar a dependência da China de vacas leiteiras no exterior e a questão do risco de ser sufocado”, observou Jin.

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.