competitividade da indústria

Fávaro: “Temos compromisso com desenvolvimento de agroindústrias sustentáveis”

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a relevância da iniciativa do lançamento do programa ‘Nova Indústria Brasil’ para o setor do agronegócio

Fávaro: "Temos compromisso com desenvolvimento de agroindústrias sustentáveis"
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforça o desenvolvimento agroindustrial – Crédito: Divulgação/Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a relevância da iniciativa do lançamento do programa ‘Nova Indústria Brasil‘ e reinterou o compromisso do Mapa para o sucesso da política nas agroindústria.

Publicidade

“Uma reunião muito importante para que a gente possa fazer a indústria brasileira ser pujante e inovadora. Nós do Mapa vamos participar com a agroindústria. Uma agroindústria sustentável, que é muito forte no Brasil. É a indústria brasileira gerando empregos e oportunidades”, pontuou o ministro.

Com a nova política industrial, o objetivo é buscar melhorar diretamente o cotidiano das pessoas, estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, ampliar a competitividade da indústria brasileira. A previsão é de investimentos de R$ 300 bilhões até 2026.

Nova Indústria Brasil

A Nova Indústria Brasil foi produzida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) que é composto por 20 ministérios, pelo BNDES e 21 entidades representativas da sociedade civil, do setor produtivo e dos trabalhadores.

Ela é norteada por metas aspiracionais relacionadas a cada uma das missões, que serão submetidas à aprovação do CNDI e deliberada nos próximos 90 dias.

Publicidade

“É muito importante para o Brasil que a gente volte a ter uma política industrial inovadora, uma política industrial totalmente digitalizada”, evidenciou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Finalmente, o Brasil juntou um grupo de pessoas que vai fazer com que aconteça uma política industrial”, completou.

Ministério da Agricultura

O Mapa atua diretamente na Missão 1, junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com foco nas cadeias agroindustriais sustentáveis.

Publicidade

A expectativa é que o setor chegue na próxima década com 70% dos estabelecimentos de agricultura familiar mecanizados. Agora são apenas 18%.

Desse modo, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a proporção do investimento e os benefícios do fomento das cadeias agroindustriais.

“São R$ 20 bilhões para nós mecanizarmos a agricultura familiar. Então, há ganho de produtividade e fortalecimento da indústria de máquinas”, pontuou Alckmin. Além disso, 95% dessas máquinas devem ser produzidas nacionalmente.

Publicidade

Entre as prioridades relacionadas a essa missão estão, a fabricação de equipamentos para agricultura de precisão e máquinas agrícolas para a grande produção.

Nesse sentido, ampliar e otimizar a capacidade produtiva da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis.

*Reportagem publicada originalmente em Gov.br

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.