Em discurso, o ministro Fávaro destacou o potencial do Brasil e ditou tópicos que precisam de incentivos. “Temos capacidade para consolidar o Brasil como líder mundial quando falarmos de orgânicos. Precisamos modernizar nossa legislação, modernizar procedimentos e ampliar o uso de tecnologias no campo brasileiro, para que o setor cresça cada vez mais vez”, destacou.
Na ocasião, foram abordadas possível soluções para aperfeiçoar a atual legislação, com foco em agilizar processos como, por exemplo, de certificação. Também foi levantada a oportunidade de fazer acordos com países parceiros para equivalência de produtos orgânicos, para facilitar a compra e a venda de produtos da categoria.
A ideia é fomentar o setor de orgânicos por meio do fortalecimento da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica. Criadas pelo Mapa, as Câmaras Setoriais e Temáticas são foros de interlocução para a identificação de oportunidades de desenvolvimento das cadeias produtivas e definição das ações prioritárias de interesse para o agronegócio brasileiro e seu relacionamento com os mercados interno e externo. Esse elo entre governo e setor privado resulta em um mecanismo democrático e transparente de participação da sociedade na formulação de políticas públicas.
*Fonte: Gov.br