População de gado e galinha no Brasil é nove vezes maior que a de pessoas

Esse rebanho é quase inteiramente formado por bois, vacas, galinhas e frangos, quantidade que supera a população de qualquer país do mundo

No Brasil, enquanto o total de habitantes humanos chega à marca de 203 milhões, a quantidade de gado e galinha soma 1,9 bilhão.
(Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Pesquisa da Pecuária Municipal mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou um dado curioso: no Brasil, enquanto o total de habitantes humanos chega à marca de 203 milhões, a quantidade de animais criados em fazendas para servir à nossa população e à de outros países soma 1,9 bilhão – cerca de nove vezes mais que o montante de pessoas.

Publicidade

Esse rebanho é quase inteiramente formado por bois, vacas, galinhas e frangos (1,8 bilhão de cabeças), quantidade que supera a população de qualquer país do mundo. Os demais animais incluem porcos, codornas, cabras e ovelhas.

De acordo com o IBGE, os dados são obtidos por meio de consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária. A data de referência do levantamento é o dia 31 de dezembro de 2022.

A cidade brasileira que reúne o maior número de animais é Cascavel, no Paraná. Lá existem 21,3 milhões de bichos e, desse total, a maioria são frangos. Segundo informações do portal g1, as aves superam a quantidade de humanos no município em 63 vezes.

Esses rebanhos produzem boa parte do que a população brasileira come, bebe e veste. Do gado, por exemplo, vem a carne e uma grande variedade de produtos, como biodiesel, fertilizantes, produtos de higiene e gelatinas.

Publicidade

A pecuária, contudo, é um dos fatores que contribuem para o aquecimento global. O Observatório do Clima mostrou que a produção e a distribuição de alimentos foram responsáveis por 73,7% das emissões de gases poluentes no Brasil em 2021. E que a cadeia da carne bovina respondeu por 57,2% do total.

Das 1,8 bilhão de toneladas de gases liberadas com a produção e distribuição de alimentos naquele ano no país, a maior parte desse montante (56,3%) foi a partir do desmatamento para converter a terra em pasto para gado, que emite CO2.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.