Um rebanho abandonado de mais de 900 cabeças de gado nelore foi encontrado em uma fazenda de mais de 1.000 hectares no município de Guarani de Goiás, no estado de Goiás. As equipes da Secretaria do Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros resgataram os animais com fome e sede.
Segundo a secretária estadual de Meio Ambiente, Andrea Vulcanis, muitos animais já estavam mortos no momento do resgate:
“Vários animais morrendo de inanição. Muitos [animais] já mortos com os cadáveres em decomposição. Outros animais estavam em estado emergencial, com risco de vida iminente.”
A secretária ainda afirma que fazenda contava apenas com um caseiro que também se encontrava em “estado de abandono”:
“Apenas um caseiro em uma casa sem água, sem banheiro e nem alimento, e sozinho para manejar mais de 900 animais. Isto é impossível. (…) [O caseiro também estava] sem recurso, sem telefone, sem dinheiro. (…) O caseiro e todos os animais estavam em completo estado de abandono”, declarou Andrea.
O gerente da fazenda chegou a ser preso, mas após o pagamento de uma fiança de seis mil reais foi liberado. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, o proprietário do latifúndio será multado e terá o rebanho abandonado apreendido e destinado para doação. A Polícia Civil segue apurando o crime ambiental.
Um rebanho de gado nelore de mais de 900 bois foi encontrado em situação de abandono em fazenda de Goiás. Equipes resgataram os animais com fome e sede. Muitos não sobreviveram.
🔗 https://t.co/I13l9XgsHQ#rebanhodegado #rebanho #secmeioambiente pic.twitter.com/gJCGUmDvOn
— Goiás Notícia (@goias_noticia) October 9, 2022