QUESTÃO URGENTE

Sistemas agroalimentares sustentáveis fazem parte da solução para a crise climática

Durante dinâmica proposta pela presidência da COP 28, representantes de organizações multilaterais, do governo e do setor privado de diferentes países responderam a perguntas importantes

sistemas-agroalimentares-sustentaveis
(Crédito: Reprodução/Ministério da Agricultura e Pecuária)

Integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram em Dubai de evento oficial da Convenção do Clima, para debater sobre o futuro dos sistemas alimentares sustentáveis. A Agricultura foi incluída como parte da solução para as mudanças climáticas e considerada um dos temas mais relevantes da Declaração de Sistemas Alimentares, assinada por 137 países na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28).

Publicidade

Durante a dinâmica, proposta pela presidência da COP 28, representantes de organizações multilaterais, do governo e do setor privado de diferentes países responderam a perguntas importantes, com a participação ativa das autoridades presentes e interação do público virtual. As questões abordaram necessidades a nível mundial e possíveis estratégias para sua melhor aplicação, tanto para a sustentabilidade da produção de alimentos, quanto para a mitigação dos efeitos climáticos.

Para sintetizar o futuro dos sistemas sustentáveis em uma palavra, o diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Bruno Brasil, utilizou a palavra “resiliência”, a qual também foi votada pela maioria dos internautas nas enquetes propostas. “A resiliência é a capacidade de adaptarmos a agricultura aos efeitos das mudanças climáticas, uma vez que este é um setor particularmente vulnerável. Temos visto este ano, por exemplo, uma seca histórica na Amazônia, ao mesmo tempo que ocorreram inundações e ciclones tropicais em partes do sul do país. Tais eventos estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos”, justificou.

Leia a matéria completa ano site do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.