PARCERIA

União do Mapa e MDA visa o fortalecimento da produção agrícola

Ministros se reuniram para definir estratégias de trabalhos coordenados entre as pastas.

União do Mapa e MDA visa o fortalecimento da produção e a melhora a comercialização de alimentos
Paulo Teixeira, do MDA, quer aumentar a exportação de alimentos (Crédito: Agência Brasil)

Uma união estratégica e inédita entre dois dos mais importantes ministérios visa realizar trabalhos coordenados entre ambas as pastas. Os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), que tem como titular Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com Paulo Teixeira à frente, recém-empossados, reuniram-se na quinta-feira (12) para o alinhamento das primeiras ações em conjunto.

Publicidade

O foco da parceria será na produção e também na comercialização de alimentos, como intuito de diminuir a insegurança alimentar e aumentar as vendas externas.

“Tivemos os melhores diálogos possíveis para fazer com que a agricultura familiar e a grande agricultura brasileira caminhem na mesma direção de produzir alimentos saudáveis e baratos para o povo brasileiro e também para a exportação”, afirmou Paulo Teixeira.

Entre as propostas para este união, vale ressaltar a estruturação de uma agência de informação que atuará na esfera da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), propiciando, desta forma, a tomada de decisões estratégicas com mais rapidez e  aumentando a eficiência. Também foram discutidas a adoção de políticas públicas de apoio à comercialização da produção nacional e ações a serem desenvolvidas por meio de um orçamento compartilhado entre os dois ministérios.

O ministro Carlos Fávaro explicou que o alinhamento entre as duas pastas é muito importante e inédito. “O que temos hoje é a certeza de que a agricultura, de forma geral, é quem vai ganhar com esta parceria. Estamos trabalhando alinhados para que os grandes produtores tenham acesso à pesquisa e desenvolvimento tecnológico para continuarem na vanguarda da produção sustentável de alimentos de qualidade”.

Publicidade

Todos os agricultores e pecuaristas poderão se beneficiar “Este trabalho é para que os médios e também os pequenos produtores recebam o devido suporte para produzir e se desenvolverem com excelência”, destacou enfaticamente o novo titular do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

&

nbsp;

 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.