COMÉRCIO EXTERIOR

União Europeia retira necessidade de certificação para importação de amendoim brasileiro

A receita total das exportações da leguminosa chegou a US$ 332 milhões no ano passado.

União Europeia retira necessidade de certificação para importação de amendoim brasileiro
O Brasil vendeu ao exterior 285 mil toneladas de amendoim em 2022 (Canva: Fotos)

O amendoim produzido no Brasil não precisará mais da exigência de certificação oficial para ser exportado à União Europeia (EU). A retirada da necessidade de certificação do amendoim deve-se ao adequado nível de conformidade do produto aos padrões europeus de exigência em relação ao índice de contaminação com aflatoxinas (substâncias nocivas produzidas por fungos).

Publicidade

De acordo com nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a medida foi comunicada pela UE ao governo brasileiro na última sexta-feira (27).

Ainda segundo informe do ministério, a decisão do bloco europeu foi baseada nas análises efetuadas no amendoim brasileiro ao longo do ano de 2022, que comprovaram que os controles efetuados pelos exportadores nacionais e auditados pelo ministério garantiram o cumprimento do índice de contaminação e de qualidade. O auditor fiscal federal agropecuário, Hugo Caruso, afirmou em nota que “essa medida representa maior agilidade nos procedimentos de exportação e valoriza o produto brasileiro no mercado internacional”.

Ele ainda acrescentou que “a grande preocupação em relação à segurança do produto está relacionada com as aflatoxinas que são produzidas por fungos. Essas toxinas além de serem cancerígenas podem provocar outros malefícios à saúde”.

No ano passado, o Brasil exportou 285 mil toneladas de amendoim que gerou uma receita de US$ 332 milhões, conforme dados do Mapa. Deste montante, 70 mil toneladas foram comercializados para a União Europeia.

Publicidade

O cultivo de amendoim no Brasil se estende por uma área de 165 mil hectares, sendo o estado de São Paulo o maior estado produtor, com 95% da produção nacional.

O tipo “IAC Tatu ST” é mais tradicional variedade da leguminosa produzida em todo o Brasil e é predominante em diversas regiões do país. Em São Paulo, esse tipo ocupa aproximandamente cerca de 15% da área de plantio. Dentre os municípios com maior produção, destaca-se a cidade de Jaboticabal (SP), considerada a Capital do Amendoim no Brasil.

&

Publicidade

nbsp;

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.