assassinato

20 anos de prisão: Relembre o crime de Mizael Bispo

O ex-policial foi solto na tarde de ontem (22) após decisão da Justiça de conceder progressão para o regime aberto

O ex-policial Mizael Bispo, condenado pela morte da advogada Mércia Nakashima, foi solto na tarde de ontem (22).
(Crédito: Arquivo/Reprodução/TV Globo/Juliana Cardilli/G1)

O ex-policial Mizael Bispo foi solto na tarde de ontem (22) após decisão da Justiça de conceder progressão para o regime aberto. Ele havia sido condenado a 21 anos e três meses de prisão pela morte da advogada Mércia Nakashima, sua ex-namorada, e cumpria a pena há cerca de 12 anos.

Publicidade

Em junho de 2010, o corpo de Mércia e o seu carro foram encontrados pela Polícia Civil em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. Ela tinha 28 anos de idade. O laudo da perícia apontou que a advogada foi baleada e morreu por afogamento. Segundo informações do portal g1, ela não sabia nadar.

A jovem desapareceu em 23 de maio do mesmo ano, depois de sair da casa de seus pais, em Guarulhos (SP). Mizael foi chamado para prestar depoimento oito dias depois. Na ocasião, ele afirmou não saber o que teria acontecido com ela, e afirmou que estava com uma prostituta no dia e horário em que a ex-namorada desapareceu. A profissional, porém, nunca apareceu para confirmar o álibi.

Mizael foi então acusado pelo Ministério Público e pela investigação de matar Mércia por ciúmes e como vingança por ela não ter aceitado reatar o namoro com ele. O ex-policial e um homem chamado Evandro Bezerra Silva, que o ajudou a fugir do local, foram condenados pelos crimes de homicídio doloso qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Os dois sempre negaram os crimes e se disseram inocentes. A condenação só viria a se concretizar três anos depois do crime.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.