SAIBA MAIS

Anvisa suspende lotes de detergente por ‘risco de contaminação microbiológica’

A agência já havia sido notificada sobre o recolhimento voluntário dos lotes do produto pela própria empresa, que foi iniciado há mais de um mês, após o controle de qualidade interno ter identificado a irregularidade

lotes
Anvisa suspende lotes de detergente por risco de contaminação – Crédito: Divulgação / Ypê

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e o uso de alguns lotes de todas as versões do detergente Ypê. O produto da empresa Química Amparo foi retido após a própria marca identificar “potencial risco de contaminação microbiológica”. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União (DOU).

Publicidade

A resolução revela que a agência já havia sido notificada sobre o recolhimento voluntário do produto pela própria empresa. O motivo foi a identificação de um “desvio” durante a análise de monitoramento da produção. De acordo com o fabricante, o recolhimento do produto foi iniciado há mais de um mês, após o controle de qualidade interno ter identificado a irregularidade.

“A Ypê informa aos seus consumidores que alguns lotes de lava louças Ypê apresentaram uma pequena descaracterização em seu odor. Esse problema não representa qualquer risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos é perceptível ao olfato”, diz nota. As linhas de detergentes afetadas foram as de limão, maçã, neutro, capim limão, coco e clear care.

Quais lotes foram suspensos?

A resolução da Anvisa determina a suspensão de todos os lotes cuja data de fabricação foi nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 e que tenham um final “1” ou “3”. Estão incluídos detergentes de todos os tipos.

Em nota, a empresa destacou que apenas os lotes específicos apontados no decreto tiveram a comercialização proibida, não havendo restrições para os demais disponíveis para a compra. “Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa”, disse a Química Amparo.

Notícia gera reações dos consumidores

Por ser uma marca muito consumida no Brasil, a notícia chocou muitos e gerou reações nas redes sociais.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.