abastecimento

Após 13 anos, sertanejos comemoram ‘sangria’ do açude de Bacurau no RN

Reservatório consegue armazenar 44 milhões de metros cúbicos de água; fenômeno foi recebido com muita alegria pelos residentes do estado

sangria
Açude de Gargalheiras tem primeira sangria em 13 anos – Créditos: Reprodução/Instagram/Gargalheiras

A barragem de Gargalheiras, na cidade de Acari no Rio Grande do Norte transbordou. A última vez que o açude esteve tão cheio foi em maio de 2011, treze anos atrás. A medição técnica pela CAERN, realizada por volta de 18h da desta quarta-feira (3), mostrou que o reservatório precisava de mais cinco centímetros para vazar completamente.

Publicidade

O local ficou conhecido por ser o cenário do filme “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Na época das gravações, a represa estava completamente seca.

Desde o início desta semana, moradores da região têm observado o açude para flagrar o momento exato da “sangria” – fenômeno quando o reservatório transborda após atingir sua capacidade máxima. Na última quarta-feira, os residentes fizeram uma festa de aniversário, um forró e um churrasco nos entornos de Gargalheiras.

Como a barragem é cercada por uma parede de 20 metros, o excesso de água gera uma cascata, apelidada carinhosamente de “véu de noiva” pelos potiguares.

Sangria depois de 13 anos de seca

Por volta de 23h30, o “véu da noiva” chegou com muita folia – de fogos a orações. O açude consegue armazenar mais de 44 milhões de metros cúbicos de água, quantia suficiente para abastecer 56 mil pessoas por aproximadamente 4 anos.

Publicidade

A barragem chegou a ficar completamente vazia entre 2017 e 2019 em decorrência da falta de chuvas. Foi nessa época que ela serviu de cenário para o filme “Bacurau”.

Em 2024, a situação foi bem diferente: acumulou toda sua capacidade de água em 40 dias. No final de fevereiro, registrou 1,63% do volume de água, conforme o Instituto de Gestão e Águas do RN. Já na última quinta-feira (28), estava 36% preenchido, maior volume de 2012.

O que desencadeou a sangria, de fato, foram as chuvas dos últimos dias, além do excesso de água no Açude Dourado. O líquido que sobrou em Currais Novos acabou levando um pouco de água para Acari, completando o que faltava em Gargalheiras.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.