Arthur do Val retira pré-candidatura ao governo de SP

Deputado estadual pede desculpa após vazamento de áudios sobre mulheres ucranianas.

cassacao-de-arthur-do-val
(Crédito: Reprodução/ Instagram)

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”, afirmou em publicação nas redes sociais que enviou pedido à presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, para retirar sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. Isso após a repercussão negativa da divulgação de seus áudios sobre as mulheres ucranianas, dizendo que “são fáceis, porque são pobres“.

Publicidade

Mais cedo, ele já havia anunciado que avaliava abrir mão da candidatura, segundo o site G1. No vídeo, o parlamentar diz que suas frases foram “machistas” e afirmou que se comportou “como um moleque” ao responder a perguntas de amigos em um grupo de conversas entre parceiros do futebol.

Ele visitou recentemente a Ucrânia para distribuir mantimentos e angariar fundos para entidades de ajuda humanitária na guerra. Segundo Arthur do Val, os áudios não foram enviados a grupos “de política” e ele já estava na Eslováquia, quando teve acesso a internet, ao enviá-los.

Logo após os áudios repercutirem nas redes sociais, a namorada do deputado anunciou o rompimento do relacionamento. O anúncio também foi feito pelas redes sociais e enquanto Arthur do Val ainda estava em voo da Europa para o Brasil.