bauru

Calouro da Unesp é encontrado morto após festa em república

Jovem de 18 anos era recém-ingresso no curso de engenharia elétrica

Joaquim Espíndola, de 18 anos, foi encontrado morto em uma república de estudantes na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.
Jovem de 18 anos que foi encontrado morto era recém-ingressante na Unesp de Bauru (SP) – Crédito: Arquivo pessoal

Joaquim Felipe Feliciano Espíndola, de 18 anos, calouro no curso de engenharia elétrica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi encontrado morto em uma república de estudantes na cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Ele havia participado de uma festa em outra república na noite de domingo (17). Ao chegar no seu quarto, ele passou mal e foi dormir.

Publicidade

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o caso foi registrado na última segunda-feira (18), no plantão da Delegacia Seccional de Bauru, como morte suspeita – este registro acontece quando há dúvidas a serem esclarecidas sobre o que de fato aconteceu. 

Durante a investigação, os moradores da república e colegas que estiveram na festa com Joaquim serão convocados para prestar esclarecimentos. A polícia também requisitou exames toxicológicos e aguarda o laudo do exame necroscópico para direcionar eventual investigação. Familiares estão em busca de respostas para o que aconteceu.

De acordo com o boletim de ocorrência, um dos moradores estranhou que o jovem não tinha acordado mesmo já sendo tarde e que, após procurá-lo, verificou que ele estava roxo e sem respirar. O óbito foi confirmado ainda no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

À polícia, os demais moradores informaram que todos teriam ido a uma festa em uma outra república, no domingo (17). Ao retornarem, Joaquim teria vomitado, se despedido dos demais moradores e ido dormir.

Publicidade

O estudante era calouro do curso de engenharia elétrica, que teve início das aulas no dia 26 de fevereiro. Recém-ingressante no ensino superior, Joaquim havia completado 18 anos exatamente um mês antes da morte, no dia 18 de fevereiro.

Em comunicado aos alunos, a Unesp lamentou a morte do estudante. “Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, diz a nota assinada por José Alfredo Covolan Ulson, diretor da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB).

Joaquim Felipe Feliciano Espíndola, de 18 anos, calouro no curso de engenharia elétrica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi encontrado morto em uma república de estudantes na cidade de Bauru
Nota da Faculdade de Engenharia de Bauru na íntegra – Créditos: Reprodução

Natural de Andradina (SP), o jovem foi sepultado na tarde de terça-feira (19), no Cemitério Rosa de Saron, na cidade natal.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.