conscientizar a população

Campanha ‘Dia D do Maio Amarelo’ acontece nesta sexta (24)

Equipes vão abordar usuários nas estações Brás da CPTM, Tatuapé do Metrô e no Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, da EMTU (em Osasco)

Campanha ‘Dia D do Maio Amarelo’ acontece nesta sexta (24)
As ações pretendem incentivar práticas conscientes entre os cidadãos – Crédito: Reprodução

Maio Amarelo: Respeitar a faixa de pedestres, evitar distrações com o uso do celular nas ruas e não misturar álcool e direção são comportamentos fundamentais para o equilíbrio e a segurança do trânsito.

Publicidade

A fim de reforçar a mensagem sobre a responsabilidade de todos na preservação de vidas, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), promove o ‘Dia D do Maio Amarelo’, nesta sexta-feira (24).

As ações, realizadas com apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, pretendem incentivar práticas conscientes entre os cidadãos.

Com orientações para um trânsito mais saudável, equipes do Detran-SP vão abordar usuários do transporte público nas estações Brás da CPTM, Tatuapé do Metrô e no Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso da EMTU (em Osasco), das 10h às 15h.

Também serão realizados testes do bafômetro de efeito educativo (sem geração de multas), destacando os perigos da direção sob influência de álcool. Materiais impressos reforçarão as mensagens, com foco no pedestre, o elo mais frágil do trânsito.

Publicidade

Educação e fiscalização

As ações do Dia D estão sintonizadas com a campanha educativa lançada pelo Detran-SP para a edição 2024 do Maio Amarelo. Com o mote “de zero a sem em um piscar de olhos”, as peças estão na TV, rádio, internet, cinema e mobiliário urbano de todo o estado ao longo da segunda quinzena de maio.

O “sem” se refere à perda da vida. Peça principal da campanha, um filme de 30 segundos mostra como direção não combina com distração e lembra que as regras de trânsito precisam ser respeitadas pelos diferentes personagens que compõem esse cenário.

O slogan que fecha o vídeo é o da própria campanha do Maio Amarelo para este ano, “Paz no trânsito começa com você”, escolhido em votação popular realizada pelo Ministério do Transporte.

Publicidade

“Temos que insistir nas mensagens para que cada um faça sua parte. Um deslize aparentemente simples pode ser fatal e gerar consequências desastrosas para várias famílias. A máxima de que nenhuma morte no trânsito é aceitável embasa nossas ações e deve estar na consciência de todos os que circulam pelas vias paulistas”, enfatiza o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.

* Texto com informações do portal Governo de São Paulo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.