homicídio triplamente qualificado

Jeff Machado: Entenda o caso do ator morto no RJ

Até o momento dois suspeitos foram indiciados pelo crime. Bruno Rodrigues está foragido e Jeander Vinícius da Silva Braga foi preso

suspeito-morte-ator-jeff-machado
(Crédito: Reprodução)

O ator Jeff Machado, de 44 anos, estava desaparecido desde o fim de janeiro deste 2023. A família começou a desconfiar quando houve mudança no tipo de mensagens que a mãe do ator, Maria das Dores Machado, recebia do filho.

Publicidade

As mensagens que eram feitas com o filho, como chamadas de vídeo e áudios, passaram a ser apenas mensagens de texto, com erros, e assim ela ficou desconfiada.

suspeito-morte-ator-jeff-machado
(Crédito: Reprodução)

A descoberta

A família descobriu que o ator havia desaparecido, quando os oito cães de Jeff Machado, da raça Setter, foram abandonados na Zona Oeste do Rio, todos estavam com chip de localização.

Com a localização dos cachorros abandonados, a família acabou com a uma dúvida, pois não era Jeff quem falava com eles pelo WhatsApp. Dessa forma, o desaparecimento do ator foi registrado na polícia no dia 4 de fevereiro.

Corpo encontrado

Infelizmente, a família recebeu a notícia que o corpo do ator foi encontrado dentro de um baú de madeira, que pertencia a ele, com as mãos amarradas, enterrado e concretado a dois metros de profundidade em um terreno em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Publicidade

A identificação só foi possível através da análise das digitais de Jeff Machado no IML.

Início das investigações

Com a confirmação do corpo do ator pela família, a polícia começou as investigações que levaram a dois suspeitos:

O produtor Bruno de Souza Rodrigues estava com os cartões bancários, as chaves do carro e da casa do artista. O desaparecimento do ator foi realizado por Bruno, de quem era amigo.

Publicidade

Jeander Vinicius da Silva Braga, garoto de programa de 29 anos, ainda não tinha sido apontado como suspeito,  mas tinha uma relação próxima com a vítima.

Desdobramentos finais

Dessa forma, os investigadores da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) concluíram o caso de desaparecimento e assassinato do ator Jeff Machado, de 44 anos.

Bruno Rodrigues, considerado foragido; e Jeander Vinícius da Silva Braga, que já está preso, vão responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Publicidade

A investigação mostrou que a morte de Jeff foi cuidadosamente planejada para que os suspeitos obtivessem vantagens financeiras porque o ator era considerado ‘vítima perfeita’. O sonho de Jeff em deslanchar na carreira artística foi usado contra ele para que a dupla pudesse obter ganho fácil, segundo os policiais.

A investigação também mostrou que os cachorros da vítima tiveram participação fundamental no caso e que os possíveis autores inventaram um assassino falso.

suspeitos
Jeander Vinícius da Silva Braga e Bruno de Souza Rodrigues – suspeitos de matar o ator Jeff Machado no Rio. (Crédito: Reprodução TV)

Motivo do assassinato

A principal linha de investigação é que o ator teria sido enganado com a promessa de entrar em uma novela. A polícia acredita que Jeff pagou cerca de R$ 20 mil a Bruno, mas como não conseguiu trabalho, e o artista passou a fazer cobranças ao produtor.

Publicidade

Defesa dos suspeitos

Os advogados de Bruno de Souza Rodrigues afirmaram que o cliente não matou o ator, mas admitiram que Bruno enterrou o corpo após o crime.

Jeander Vinícius da Silva Braga confessou participação na ocultação do corpo de Jeff e negou que tenha cometido o assassinato. Após ser preso, Jeander disse à polícia que o autor do homicídio é Bruno, que teria dopado e matado o ator com um fio de telefone.

Nas redes sociais, artistas repercutiram o caso do ator morto no Rio de Janeiro, como a autora Gloria Perez.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.