trajetória de lutas

Celia Leão e os desafios para tornar SP exemplo de acessibilidade

Quando se fala em igualdade de oportunidades, Célia lembra que “a justiça só acontece na prática do dia a dia com oportunidades iguais para todos”

“Deficiência é só uma característica da pessoa. É uma questão de assumir suas características e, assim,  assumir o que você é”. Com esta leveza, Célia Leão, voz atuante no cenário político, define o que é ter deficiência e conta as dificuldades que enfrentou, ao ficar paraplégica, aos 18 anos.

Publicidade

“Em 1974, sofri um acidente de carro e comecei a repensar nos valores da vida. Vi que parei de andar, mas me sobrou a vida”.

Com vontade de melhorar o cotidiano de tantas pessoas que, como ela, enfrentam dificuldades de locomoção, Célia decidiu que sua missão era lutar por esta população, muitas vezes, invisível para o poder público.

Na sua trajetória, sem parentes políticos na família, Célia foi vereadora, deputada estadual e Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP.  Agora, foi escolhida para ser a nova secretária de Desenvolvimento Social, no lugar de Laura Machado.

Nesta entrevista exclusiva, ela afirma que é preciso pensar, de forma mais atuante, em politicas públicas que ajudem às pessoas com deficiência. “Mas, é preciso melhorar a vida de todos: mulheres, idosos, gestantes, pessoas obesas… Quando se fala em acessibilidade, falamos de um universo além do cadeirante.”

Publicidade

Confira!

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.