"Ganhos Atípicos"

CGU teria encontrado movimentação suspeita nas contas de Milton Ribeiro

Segundo uma reportagem da agência de notícias CNN Brasil, uma fonte que tem acesso à investigação disse que a movimentação suspeita foi encontrada há cerca de três semanas.

CGU encontra movimentação suspeita nas contas de Milton Ribeiro
Milton Ribeiro é investigado por tráfico de influência e corrupção passiva dentro do MEC (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Uma investigação em andamento da Controladoria-Geral da União (CGU) teria identificado uma movimentação financeira suspeita nas contas do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que está preso preventivamente desde a manhã desta quarta-feira (22).

Publicidade

Segundo uma reportagem de Renata Agostini, da agência de notícias CNN Brasil, uma fonte que tem acesso à investigação disse que a movimentação suspeita foi encontrada há cerca de três semanas. A CGU, depois da surpresa que acendeu o alerta da equipe investigativa, trabalha para cruzar os dados com outros indícios suspeitos.

A investigação até então não tinha encontrado nada de suspeito entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os municípios beneficiados, porém o achado dos ganhos atípicos nas contas de Milton poderiam indicar novos rumos para a apuração que ainda segue.

A CGU previa o fim destas investigações até o mês de julho, mas a prisão preventiva de Milton pode acelerar o processo para saber se houve irregularidades nas transações.

De acordo com uma investigação prévia, concluída em maio, a CGU já tinha encontrado movimentação suspeita como disse a instituição na época:

Publicidade

“A investigação gerou – ainda – a abertura de trabalhos de auditoria complementares, os quais permanecem em curso. No decurso da Investigação Preliminar Sumária também foi identificada a prática de atos suspeitos por pessoas que não se submetem à competência correcional da Controladoria-Geral da União.”