Chuva forte que vem atingindo o Espírito Santo deixa um morto e várias pessoas fora de casa. De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado nesta quarta-feira (16), das 64 pessoas fora de casa, 31 estão desabrigadas e 33 desalojadas.
Segundo o tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, em entrevista à CBN Vitória, o homem que não resistiu a chuva forte, morreu em Nova Venécia após tentar tirar o carro de uma área inundada e ser arrastado pela água. O nome da vítima não foi divulgado.
A Defesa Civil relata que as 33 pessoas desalojadas são de Cariacica, Colatina, João Neiva, Nova Venécia e São Mateus. Os desabrigados são de Linhares, onde o Rio Doce ultrapassou a cota de inundação, e São Mateus.
Além disso, 12 cidades receberam sinal de alerta como risco moderado para possibilidade de deslizamento de terra, dentre elas estão Apiacá, Aracruz, Alegre, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Cariacica, Rio Bananal e Montanha.
Na Grande Vitória e no interior, as fortes chuvas geraram alagamentos e transtorno. Em Em Cariacica, no bairro Jardim América, um homem caiu em um dos buracos da cobertura do valão ao tentar atravessar a rua. O homem ficou com a água no pescoço e recebeu a ajuda de um comerciante para sair de lá.
Pessoas desalojadas são aquelas que precisam sair temporariamente de casa e podem ficar abrigadas por um tempo na residência de outras pessoas. Já pessoas desabrigadas, são aquelas que perderam os seus imóveis, não tem onde ficar e são levadas para abrigos públicos.
⛈️#Previsão: Persistem condições para chuva intensa, pelo menos até a manhã de quarta-feira (16). Acumulados de chuva de até 100 mm, em áreas do centro e leste de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e também no norte do Rio de Janeiro. pic.twitter.com/2AkfQpuNAQ
— INMET (@inmet_) February 15, 2022
Alerta de Tempestade Severa com granizo, vendaval e chuva forte com duração de 01:30h. Cidades: Andradas, Borda da Mata, Congonhal, Espírito Santo do Dourado, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, pic.twitter.com/P08ECcovNM
— Defesa Civil MG (@defesacivil_mg) February 15, 2022