DESDE O INÍCIO DESTA MADRUGADA

Cidades do Rio Grande do Norte sofrem novos ataques; entenda

Mais de dez municípios do estado tiveram ações criminosas a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos.

entenda-os-ataques-em-curso-no-rio-grande-do-norte
Veículo incendiado em Jaçanã, RN (Crédito: Divulgação)

Nesta terça-feira (14), mais de dez cidades do Rio Grande do Norte tiveram ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos. A suspeita é que as ações, que tiveram início na madrugada, tenham sido coordenadas pelo Sindicato do Crime, uma facção criminosa da região. Um homem morreu e outros nove foram presos.

Publicidade

O governo federal chegou a colocar forças federais, como a Polícia Federal (PF) e Força Nacional, à disposição da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte (SSP-RN)

Além da capital, Natal, foram alvo de ataques as cidades de Acari, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lajes Pintadas, Macaíba, Maracajaú, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Santo Antônio do Salto da Onça, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul.

Em Natal, na parte da tarde de hoje, dois ônibus foram incendiados. O Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), resolveu recolher toda a frota para as garagens. As aulas também foram canceladas na região.

Chegaram dois rapazes com as armas na mão e eu fiquei sem ação de nada. Só mandaram eu descer do carro. Eu ainda quis avançar o caminhão e disseram ‘se quiser morrer queimado, continue aí“, disse à TV Tropical, um motorista que teve seu caminhão incendiado em Parnamirim.

Publicidade

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai prestar apoio ao Rio Grande do Norte e informou já ter alinhado medidas de segurança com a governadora, Fátima Bezerra (PT), que está em Brasília para cumprir agenda. 

Nas redes sociais, ela informou que “vários suspeitos foram presos“.

Quero aqui declarar todo o nosso repúdio aos inaceitáveis episódios de violência ocorridos hoje em nosso estado e declarar que todo o trabalho está sendo feito para que os criminosos sejam presos, julgados e punidos com todo o rigor da lei“, completou.

Publicidade

 

De acordo com o UOL, a principal hipótese é de que a motivação dos ataques está relacionada com restrições no sistema prisional. A facção fez uma série de exigências por melhorias nos presídios.

O secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comunicou que as forças de segurança já sabiam ontem que ocorreria um ataque coordenado pela facção. No entanto, não conseguiram impedir a ação criminosa. Nós tivemos informações e fizemos aqui uma reunião com todas as forças de segurança pública do estado. Foi o que desencadeou as ações preventivas“, alegou.

Quero dizer à população que fique tranquila. Nós estamos presentes e com reforço no policiamento“, reforçou o coronel.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.