O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou recentemente as projeções climáticas para o período de uma semana, entre os dias 25 de junho e 2 de julho de 2024. Durante este período, diversas regiões do Brasil devem ficar atentas às variadas condições meteorológicas esperadas, desde chuvas intensas até períodos de estabilidade e calor.
Focando nas diferentes áreas do país, cada região apresenta suas peculiaridades climáticas, que merecem um olhar cuidadoso tanto de moradores quanto de visitantes. A seguir, detalhamos as condições esperadas em cada zona geográfica, baseadas nas análises do Inmet.
Como será o clima na Região Norte nos próximos dias?
Na Região Norte, o clima promete ser bastante instável, com a combinação de calor e umidade favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva. Essas condições são esperadas principalmente no nordeste do Amazonas e partes do Pará, com volumes maiores que 60 mm. Em contrapartida, estados como Tocantins e Rondônia devem experimentar um período mais seco e quente.
Como ficará o tempo na Região Nordeste?
No litoral da Região Nordeste, a influência de correntes úmidas do oceano direcionará chuvas moderadas, especialmente nas áreas mais ao leste. Por outro lado, internamente, a previsão é de um clima predominantemente quente e seco, com altas temperaturas e poucas chances de precipitação.
Qual é a previsão do tempo para as regiões Centro-Oeste e Sudeste?
As regiões Centro-Oeste e Sudeste devem enfrentar um clima de transição. Enquanto em algumas áreas do sul de Mato Grosso do Sul há possibilidade de chuva fraca a moderada, grande parte do Sudeste, especialmente após a avanço de uma frente fria, poderá experimentar chuvas mais intensas, afetando principalmente o litoral do estado de São Paulo.
Qual é o cenário climático para a Região Sul nos próximos dias?
Na Região Sul, o cenário exige maior atenção. Após a passagem de um sistema frontal, ainda são esperados acumulados de chuva significativos, que podem ultrapassar os 60 mm, especialmente no norte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina e Paraná. Essas condições são propícias para ocorrência de ventos fortes e queda de granizo, requisitando vigilância constante das condições meteorológicas.
É vital que a população acompanhe as atualizações frequentes. Este acompanhamento permite que todos estejam preparados e possam tomar as devidas precauções em caso de alertas meteorológicos.
Siga a gente no Google Notícias