
A reunião do Comitê de Elegibilidade da Petrobras, que irá analisar a indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal, está prevista para a tarde desta sexta-feira (24). Andrade substituirá José Mauro Ferreira Coelho, que pediu demissão do cago nesta segunda-feira (20), após ser pressionado pelo governo por causa da alta dos preços dos combustíveis. Os relatórios necessários para que a análise aconteça foram entregues à estatal nesta terça-feira (21). Cabe ao Comitê de Elegibilidade analisar a indicação de Andrade, a partir das regras de governança da empresa e na legislação aplicável.
De acordo com a Petrobras, o Comitê de Elegibilidade é presidido por Francisco Petros, membro do Conselho de Administração da empresa. Segundo o portal g1, também integram o comitê Luiz Henrique Caroli, que é membro do Comitê de Pessoas, Ana Silvia Matte e Tales Bronzato, ambos externos ao quadro de pessoal da empresa.
“Além disso, conforme previsto no Regimento Interno do COPE (Comitê de Pessoas), o Conselheiro de Administração Marcelo Mesquita, eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais, foi convidado para a respectiva pauta de indicação”, disse a Petrobras.
Esta será a terceira troca do comando da estatal durante o governo de Jair Bolsonaro. Almejando a reeleição, o atual presidente critica os reajustes de preços dos combustíveis realizados pela Petrobras. Até a conclusão da análise de Paes de Andrade, a empresa será presidida interinamente por Fernando Borges, atual diretor de Exploração e Produção da companhia.
O Comitê de Elegibilidade da Petrobras se reúne nesta sexta-feira (24) para avaliar o nome do indicado do governo federal, Caio Paes de Andrade, à presidência da estatal #CNNNovoDia pic.twitter.com/hr3iyIlod4
— CNN Brasil (@CNNBrasil) June 24, 2022