Um corredor de 50 anos, identificado como Dorgival Celerino do Nascimento, faleceu em Caruaru, no Agreste, nesta quarta-feira (24), em decorrência de complicações de saúde provocadas pela rabdomiólise. Dorgival, que havia participado de uma prova de corrida de 14 quilômetros no último domingo (21), teve problemas de saúde após a corrida, foi ao hospital e posteriormente internado na UTI.
O corredor iniciou a a corrida em Pombos, cidade localizada a pouco mais de 65 km do Recife, com destino a Gravatá, no Agreste. Contudo, na Serra das Russas, entre as duas cidades, ele passou mal, sendo conduzido a uma unidade de saúde em Gravatá.
Transferido na segunda-feira (22) para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru, o corredor foi internado na UTI, e a instituição emitiu uma nota informando que a causa do óbito foi hepatite fulminante e rabdomiólise, proveniente do esforço físico excessivo.
Rabdomiólise
A médica do esporte do Espaço Einstein, Karina Hatano, esclareceu ao g1 que isso ocorre devido a uma lesão muscular aguda, causada por esforço físico intenso. Durante a prática de atividades físicas, os músculos passam por desgaste natural. Isso causa microlesões nas fibras musculares. Esse processo, que é uma resposta normal ao esforço, desencadeia a ativação de enzimas metabolizadas pelo fígado e pelos rins.
Entretanto, o caso de rabdomiólise de Dorgival não é isolado. Em novembro de 2023, a influenciadora Kamila Rigobeli vivenciou uma situação semelhante após participar de uma aula experimental de spinning. Kamila compartilhou sua experiência nas redes sociais, relatando desconforto imediato após a atividade e, nos dias subsequentes, intensa dor, resultando em hospitalização devido à mudança na coloração da urina para preto, um sintoma característico da rabdomiólise.
Ver essa foto no Instagram
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini